ESCOLA PROFISSIONAL vértice

História

A Escola Profissional Vértice (EPV) foi fundada a 23 de agosto em 1990, com o propósito de servir a região do Vale do Sousa a partir da aposta em Cursos Profissionais. Nesse ano, a EPV abriu as suas portas apostando na oferta formativa em Técnico/A Projetista de Mobiliário e Desenhador Projetista de Vestuário, uma vez que quer a indústria de mobiliário quer a indústria têxtil tinha, à época, um papel preponderante no tecido empresarial e económico do concelho e da região. Cerca de dois anos mais tarde a Escola Profissional alarga o seu leque formativo e propõe-se formar Animadores Socioculturais e Assistentes de Geriatria. Estão assim contemplados no seu plano formativo áreas de carácter mais artísticos e áreas de carácter mais social.
A partir de então, a EPV começa a marcar a sua identidade e especificidade consolidando-se como entidade pioneira na formação de técnicos especializados de desenho de mobiliário e especialista na formação de animadores.
Em 2003, começa a sua aposta nos cursos de nível V, em Técnicos/As de Gestão e Animação Turística e, em 2010, inicia uma outra formação do mesmo nível, mas desta vez em Técnico/A Especialista em Animação de Turismo de Saúde e Bem-estar, tendo em atenção as prioridades de desenvolvimento do concelho, que em muito subjazem a aposta no turismo.
Em 2005, a EPV faz a sua aposta nos cursos de Educação e Formação. Para o efeito segue a sua linha orientadora e aposta na formação de técnicos/As ligado ao ramo do mobiliário – Operador/A de Acabamentos de Madeira e Mobiliário, promovendo a especialização de técnicos/as operativos/as no trabalho com máquinas de CNC.
Em 2008, a EPV aposta na educação e formação de adultos, tendo estado em funcionamento um Cursos de Certificação Escolar de nível secundário. No ano de 2010, na mesma modalidade de ensino, a EPV abriu mais dois cursos de certificação escolar e um de dupla certificação em Técnico/A de Desenho de Mobiliário, ambos de nível secundário. Ainda no mesmo ano, a EPV deu início às formações modulares, inscritas nas modalidades de formação de base, de nível básico e secundário.
No ano de 2013 lança-se nos cursos vocacionais de 3.º ciclo e em 2014 nos de nível secundário, sendo reconhecida pelo trabalho de qualidade e proximidade que desenvolve com os formandos e nos resultados de sucesso atingidos. Nesta tipologia de ensino a EPV mantém a sua especificidade, oferecendo portanto cursos na área do Desenho de Mobiliário, Design e Trabalho e Apoio Social.
A EPV é pois uma instituição educativa que forma técnicos especializados, que se encontra perfeitamente enquadrada na comunidade e que responde às necessidades de formação da região, bem como do mercado de trabalho, tendo em conta os indicadores de empregabilidade e as avaliações efetuadas pelos nossos parceiros.
A EPV apresenta-se, assim, como uma entidade com vasta experiência educativa, pedagógica e formativa, condições determinantes para que no presente ano de 2016 tenha-se constituído também como Entidade Formadora Externa (EFE) certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, tendo sido convidada a ministrar o curso de aprendizagem de Técnico/a de Gestão da Produção em Madeiras e Mobiliário e autorizada pedagogicamente a ministrar o curso de aprendizagem de Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade.
No ano de 2016 e 2017 a Escola retoma a sua aposta nos cursos de Educação e Formação. Para o efeito segue a sua linha orientadora e aposta na formação ligada ao ramo do mobiliário, o de Operador/a de Máquinas e Segunda Transformação da Madeira e, aposta em duas novas áreas a de Acompanhante de Crianças (tipo 2) e o de Assistente Familiar de Apoio à Comunidade (tipo 3).
No ano letivo de 2017/2018 a Escola apresenta seis cursos de nível IV, quatro cursos profissionais: Técnico/a de Desenho de Mobiliário e Construções em Madeira; Técnico/a de Design; Animador/a Sociocultural e Técnico/a de Design de Moda e dois cursos de aprendizagem: Técnico/a de Gestão da Produção em Madeiras e Mobiliário e Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade e quatro cursos de educação e formação de nível básico, 1.º e 2.º ano de Acompanhante de Crianças e de Operador/a de Máquinas de Segunda Transformação da Madeira, todos funcionam em regime diurno.

Escola Profissional Vértice

Onde estamos

Escola Profissional vértice
Av. Dr. Nicolau Carneiro, nº196
4590-512 Paços de Ferreira

ESTAMOS AQUI

VÊ NO GOOGLE MAPS